O português André Sousa, que se encontra a dar a volta ao mundo numa minimoto, encontra-se na Turquia e sobreviveu ao terramoto de 7,8 na escala de Richter, que atingiu o sul do país e a Síria.
O português usou as redes sociais para relatar o que aconteceu na madrugada desta segunda-feira.
O jovem de 27 anos, natural de Oliveira de Azeméis estava alojado num hotel a sete quilómetros de Gaziantep, epicentro do terremoto.
“Como já passei por um tremor de terra na Grécia, em 2020, e por outro na Guatemala, o ano passado, desta vez percebi logo o que estava a acontecer e não hesitei, a pensar que era a colisão de um carro ou coisa assim. Este terremoto foi absurdamente mais forte! Estava tudo a cair à minha volta — garrafas de água, comandos de televisão, o reboco das paredes, com as pedritas a saltar — e fui a correr para a rua, só em boxers, meias e t-shirt, mesmo com temperaturas negativas”, descreveu à Lusa.
Pânico instalado nas ruas
O motociclista manteve-se ao ar livre durante cerca de uma hora, “sem roupa nem calçado”, e sem contar com grande apoio ou informação.
“Estava tudo em pânico e, como aqui são muçulmanos, só se ouvia gente a gritar ‘Allahu Akbar’, tipo ‘Deus nos ajude’. Não consegui saber muito mais, porque ninguém fala inglês e estava tudo muito aflito, em pânico mesmo”, revela.
Nas redes sociais, André Sousa ainda mostrou as réplicas que se têm sentido e o estado atual das ruas, onde se encontram pessoas desalojadas que têm recorrido a destroços para fazer fogueiras para se aquecerem.
Veja aqui o vídeo com os relatos impressionantes do português.
Ex-jogador do FC Porto desaparecido entre destroços do sismo na Turquia
Christian Atsu, antigo jogador do FC Porto que representa a equipa turca do Hatayspor, está entre os desaparecidos do violento sismo que atingiu o sul da Turquia, na madrugada de segunda-feira.
Qual é a sua opinião sobre isto?