Lia, ex-concorrente do Love On Top, decidiu ser a voz ativa e fez duras criticas à TVI depois de Cinha Jardim, no Você na TV, ter-se referido a Michell como “pretinho”.
A comentadora achava que estava em off e identificou o concorrente do Big Brother como “pretinho”.
O assunto chegou às redes sociais e Lia deixou uma longa reflexão no Instagram.
“O problema não foi a intenção por detrás da palavra. O problema é que em off ou live, há certas expressões que tem de deixar de ser usadas no discurso. Pior ainda darmos aso a elas em televisão. O problema é que vos avisei e continuo a avisar. Mais situações desta surgirão sem querer ou por querer. Escolheram por um africano a ser comentado por um painel 100% caucasiano que nunca vai entender como quem é, o poder de certas palavras”, começou por escrever.
“Nas redes sociais voltou-se a falar em racismo mais uma vez. Tudo isto porque um dos vosso comentadores teve uma saída infeliz. Dizem não ser necessário representatividade no painel de comentadores mas na presença de um preto jamais haveria saídas infelizes. Ou no caso de haver, seriam corretamente educadas e alertadas a não voltar a acontecer. E não abafadas. Ponham alguém pelo amor de Deus antes que daqui a uns meses isto descambe”.
“Estamos na primeira semana e com amor chamamos pretinho. Se o pretinho se portar mal? Em off vamos chamar o que? Nos comentários vamos incentivar os haters a propagar o que? Esta é a minha carta aberta a vocês. Recebo milhares de mensagens por dia. Sou uma voz ativa. Isto não é um pedido de trabalho nem de desculpas. Simplesmente preciso que percebam que nas minhas costas por ter sido comentadora várias vezes caiem todos os dias dúvidas. E eu já não sei o que lhes dizer. Também sei como canal não fazem por mal e procurem sempre dar o melhor ao seu telespetador. Então por favor abrajam todos. A comunidade sente-se incomodada”, escreveu.
Qual é a sua opinião sobre isto?